Dispositivos de elevação para manusear sacos de papel ou plástico são necessários em uma fábrica de sabão em pó.

Os trabalhadores de uma empresa que fabrica misturas para sabão devem manusear sacos de plástico ou papel com peso aproximado de 25 kg, em ciclos de trabalho muito frequentes e repetitivos. O manuseio manual de cargas sem qualquer dispositivo de elevação não é permitido, pois pode ser prejudicial para o operador, e poderia gerar possíveis desacelerações ou paradas do fluxo de trabalho. Também é necessário evitar que o pó contido nos sacos entre em contato com as mãos dos trabalhadores, para evitar irritações na pele; o pó está também presente em pequenas quantidades na superfície dos sacos, portanto, não é permitido pegar e segurar os sacos com as mãos desprotegidas.

Uma  talha não é a solução certa, devido a sua velocidade fixa no que tange aos movimentos de subida/descida, e à necessidade do operador manter um botão pressionado o tempo todo. Tais características tornam este dispositivo uma solução não ergonômica, nem produtiva.

Um manipulador pneumático também não é a solução certa, porque não permite levantar e posicionar cargas de forma rápida e suave, o que, ao contrário, é necessário para esses ciclos de trabalho de manuseio repetitivos. Com efeito, as forças de inércia típicas de um manipulador pneumático na mudança de direção, no aumento/diminuição da velocidade do deslocamento da carga ao longo do eixo vertical, bem como no posicionamento da carga, afetam adversamente o nível de ergonomia e segurança do operador.

A única solução que poderia satisfazer totalmente todos os requisitos acima mencionados é a instalação de manipuladores INDEVA®  modelo Liftronic® com uma bomba de alto vácuo, e um sistema de preensão a vácuo adequado para levantar sacos.

Graças ao seu controle eletrônico que elimina todas as forças de inércia, um manipulador industrial INDEVA®  permite movimentos e um posicionamento de carga suaves, rápidos e precisos.
Muito importante também é o fato de que um INDEVA® Liftronic® L80 permite uma excursão vertical de cerca de 3 metros, facilitando o alcance de alturas muito diferentes. Os INDEVA® s possuem dispositivos de segurança anti-liberação de carga, que evitam que a carga caia em caso de falha de energia, e consequentemente, evitam riscos para o operador e para a integridade dos sacos. Em caso de falha de energia, os sacos não serão liberados abruptamente, mas permanecerão presos firmemente pelas ventosas, enquanto a ferramenta de preensão descerá lentamente até a carga atingir um suporte estável.

Um INDEVA® é um dispositivo de elevação com detecção automática do peso e balanceamento automático reais, e se ajusta para pesos diferentes de forma automática e contínua. Isso permite que o operador trabalhe com muitos sacos de pesos diferentes, sem ter que ajustar o sistema ao novo peso ou pré-selecionar uma configuração diferente a cada vez.

Baixar uma história de caso