handling-radiators

Esta empresa tinha que carregar radiadores em uma linha de pintura móvel de maneira rápida e segura.

Eles precisavam equipar o operador com um auxílio de elevação que pudesse permitir movimentos rápidos e precisos. Os manipuladores industriais tradicionais com controle pneumático não conseguiam atender a essa demanda por dois motivos principais:
a) devido às limitações típicas das tecnologias que usam o ar, a capacidade de resposta dos manipuladores tradicionais com controle pneumático é lenta, causando movimentos imprecisos e tempos de ciclo mais longos; além disso, os operadores devem exercer um esforço físico maior ao mudar da direção do movimento;
b) porque os manipuladores pneumáticos não possuem detecção automática do peso e balanceamento automático, e sendo os radiadores de tamanhos e pesos diferentes, o operador deve parar várias vezes para ajustar as configurações de balanceamento, cada vez que o peso da carga mudar.

A única solução que conseguiu satisfazer a demanda por movimentos rápidos e precisos, junto com um aumento da produtividade, foi um INDEVA® com garra a vácuo.

Um INDEVA® , é um sistema de manuseio inteligente, a evolução dos tradicionais manipuladores industriais; um INDEVA® detecta e equilibra automaticamente o peso da carga de forma contínua, fazendo com que a carga pareça leve; não possui botões a serem mantidos pressionados durante as operações de manuseio, e não requer ajustes de configuração de carga ao mudar do peso da carga. Graças ao sistema de controle eletrônico, um INDEVA® permite movimentos rápidos e precisos, impossíveis de se conseguir com os manipuladores industriais tradicionais (com controle pneumático) e com talhas.

Um INDEVA® é equipado com alças ergonômicas e alças sensíveis ao toque da ponta dos dedos, proporcionando uma resposta ainda melhor ao toque do operador (leia mais clicando aqui).
Sensores especiais colocados na ferramenta de preensão a vácuo detectam a carga a uma certa distância, e ativam as ventosas de maneira que nem um instante seja desperdiçado, e a carga esteja firmemente agarrada, pronta para ser movimentada assim que for atingida pelas ventosas a vácuo.

Um dispositivo especial permite uma rotação do radiador de 180°.

Handling radiators unto painting line