Manipuladores Industriais na indústria 4.0

Um INDEVA® (Dispositivo Inteligente da Série Liftronic® para o Manuseio) pode trocar dados com o sistema de TI do cliente através da rede wi-fi da empresa, permitindo a visualização da atividade do manipulador através de uma interface software.

Muitas são as aplicações, usos e vantagens dos manipuladores industriais interconectados com seu sistema de TI e / ou outras máquinas em sua linha de montagem ou em seu armazém.

Consulte mais informações sobre todas as aplicações e utilizações possíveis.

“O poder da Internet das Coisas procede da capacidade de coletar muitos dados e convertê-los em informações úteis” (Bertil Thorvaldson, ABB Robotics)

industria 4.0

O cenário da Indústria 4.0

O termo Indústria 4.0 representa o atual cenário tecnológico e industrial, também conhecido como quarta revolução industrial. Este cenário é caracterizado pela utilização e aplicação de sensores e conexões, dados e informações, tecnologias computacionais e sobretudo, pela análise de dados, novos materiais, máquinas, componentes e sistemas automatizados, digitalizados e conectados (Internet das Coisas e Máquinas, Internet of Things and Machines), a fim de melhorar a eficiência dos processos e / ou a inteligência dos produtos, aumentando, assim, seu valor agregado no mercado.
O contexto da Indústria 4.0 é caracterizado pela revolução de inteiras cadeias de valor, e pela crescente integração das empresas com redes de suprimento e suboferta a montante, e clientes, intermediários e finais, a jusante. O contexto da Indústria 4.0 leva a uma revisão dos modelos de negócios, abordagens de mercado e processos de produção para alcançar resultados de eficiência e produtividade. No contexto da Indústria 4.0, é possível interconectar e cooperar com todos os recursos produtivos (ativos físicos e pessoas, dentro e fora da fábrica), e coletar, analisar e compreender seus dados e informações.
As tecnologias capacitadoras da Indústria 4.0 podem ser resumidas nas seguintes três áreas:
1. Disponibilidade de dados digitais e analíticos de Big Data
2. Robótica e automação avançada
3. Conectividade avançada
Novas tecnologias já estão disponíveis e presentes nas empresas, mas de forma limitada, esporádica e pouco integrada; concentram-se principalmente no controle de processos industriais para a produção em massa de componentes (máquinas de controle numérico). A integração com a robótica está presente apenas em determinados ambientes, com aplicações limitadas à repetição de uma mesma ação ou tarefa, e ao controle remoto da eficiência operacional das máquinas.
A revolução e digitalização 4.0 visa criar e gerir verdadeiras redes integradas e interligadas de máquinas, fábricas e instalações de produção, otimizando os processos de transformação, reduzindo erros e defeitos, melhorando o tempo de lançamento no mercado e garantindo flexibilidade, velocidade e precisão.

Internet das Coisas Industrial em grandes setores

A Internet das Coisas industrial pode ser definida como “máquinas, computadores e pessoas que permitem operações industriais inteligentes usando a análise de dados avançada para obter resultados  transformacionais nos negócios”.
Leia mais sobre a Internet das Coisas Industrial

A Internet das Coisas Industrial na prática: exemplos/casos da vida real

Existem vários casos de uso de IoT, alguns dos quais são específicos para um setor e outros para vários setores.

Da otimização das operações de manufatura, à manutenção preditiva e remota: também existem vários exemplos de implantação da Internet das Coisas que mostram seus benefícios na vida real. Os casos são ótimos para ajudar você a ver os benefícios, sem muita teoria.

Fabricação: serviços conectados aprimorados da Internet das Coisas Industrial (IIoT) na ABB Robotics

A Internet das Coisas Industrial permitiu que a ABB Robotics alcançasse uma eficiência maior, aprimorando o suporte ao cliente e introduzindo uma nova abordagem de serviços conectados.

O carro Tesla é um exemplo de Internet of Things (IoT) Car: Estudo de Caso

O carro Tesla é um grande exemplo da Internet das Coisas, e dos problemas e benefícios potenciais que surgem dessa ideia.

A Internet das Coisas está remodelando a manufatura e as políticas nacionais.

Mais estudos de caso sobre a Internet das Coisas.

Leia e baixe “IoT Case Studies: Companies Leading the Connected Economy do AIG, American International Group, Inc ..

Robert S Schimek, Vice-Presidente Executivo e CEO do AIG Commercial escreveu: “A Internet das Coisas – IOT- está quebrando as barreiras que antes existiam dentro e entre as indústrias“.