Ergonomia e segurança para O Manuseio Manual de Materiais (Manual Material Handling, MMH)

O trabalho de manuseio manual de materiais (MMH)  contribui para uma grande porcentagem de distúrbios musculoesqueléticos relatados anualmente na Europa e nos Estados Unidos. Distúrbios musculoesqueléticos frequentemente envolvem distensões e luxações na parte inferior das costas, nos ombros e nos membros superiores.

Eles podem causar dor prolongada, invalidez, tratamento médico e estresse financeiro aos trabalhadores afetados, e muitas vezes a conta chega para os empregadores, seja diretamente, seja através do seguro de acidentes do trabalho, além de ter que lidar com a perda da plena capacidade dos trabalhadores.

Evidências científicas mostram que intervenções ergonômicas eficazes podem diminuir as demandas físicas das tarefas de trabalho de tipo MMH, diminuindo assim a incidência e a gravidade das lesões musculoesqueléticas que estas podem causar. Seu potencial de redução dos custos relacionados a lesões por si só torna as intervenções ergonômicas uma ferramenta útil para melhorar a produtividade, a qualidade do produto e a competitividade geral dos negócios de uma empresa.

Manuseio manual de cargas e manipuladores industriais (balanceadores de carga)

Manipuladores industriais e balanceadores de carga foram introduzidos para atender a uma necessidade de mais ergonomia e segurança no manuseio manual de materiais, e para cumprir os padrões e regulamentos nacionais (como por exemplo o EU EN 1005-2 ou os padrões US OSHA e NIOSH  relacionados à ergonomia e segurança.
Todos os equipamentos de elevação assistida têm um impacto positivo na segurança ergonômica; no entanto, os equipamentos de elevação convencionais, como talhas (acionadas por botões para controlar dispositivos pneumáticos ou elétricos de velocidade fixa) não foram associados a melhorias de produtividade. Para aplicações que requerem movimentos rápidos e precisos, eles são desajeitados e lentos, e não tiram proveito da habilidade humana natural de coordenar e controlar movimentos. Os manipuladores pneumáticos tradicionais também têm algumas características não ergonômicas: eles se deslocam da posição requerida, têm solavancos e exigem muitos pequenos movimentos corretivos para posicionar a carga com precisão, causando tensão e reduzindo a produtividade (por exemplo, ver Woldstad, Chaffin – 1994 e Rossi, Bertoloni – 2013).
A falta de controle intuitivo e responsivo também pode causar danos ao produto, e lesões por trauma cumulativo, especialmente quando as pessoas forçam o equipamento ou ficam frustradas trabalhando com um equipamento que não responde, colocando-o de lado.

Para melhorar de forma eficaz o bem-estar do operador, alcançando operações de manuseio ergonômicas e seguras, é necessário que o manipulador não apenas elimine a tensão durante o levantamento da carga (ao longo do eixo vertical), mas também a inércia durante a aceleração, frenagem ou mudanças de direção.

Apenas manipuladores eletrônicos de nova geração, mais conhecidos como INDEVA® (Intelligent Devices for Handling, ou seja, Dispositivos Inteligentes para o Manuseio) ou IAD (Intelligent Assist Devices, isto é, Dispositivos Inteligentes de Assistência), cumprem essas diretrizes relativas à ergonomia.

Os resultados de um estudo de caso conduzido por Rossi e Bertoloni da Equipe de Pesquisa da Universidade de Brescia, publicado no International Journal of Industrial Ergonomics (2013), indicam que o uso de um INDEVA® como o Liftronic® Easy da Scaglia Indeva®, pode ser preferível para movimentação manual de materiais em situações em que o peso levantado é grande (20kg), bem como naquelas situações em que o peso da carga (5kg) aparentemente não justificaria o investimento necessário para adquirir um manipulador. Este estudo também comprovou como o uso de um INDEVA atende à demanda por mais produtividade e melhoria da ergonomia e segurança.

Um estudo realizado por Colombini e Fanti do Centro Italiano de Ergonomia (SIE) provou que um INDEVA atende aos requisitos de ergonomia, aliados à segurança e produtividade, muito mais do que um manipulador pneumático ou a movimentação manual.

Diretrizes para o manuseio manual ergonômico e seguro de cargas

Você pode ler mais sobre os padrões de segurança internacionais para o manuseio manual de materiais, como os regulamentos EN 1005, OSHA e NIOSH, baixando os documentos a seguir.
Saiba mais sobre os grupos de trabalho e as principais normas emitidas pelo CEN/TC122, o comitê técnico da União Europeia responsável pelas normas ergonômicas:

Baixe um resumo dos principais princípios e regulamentos da UE e dos EUA

Baixar histórias de casos